Recurso informacional para a prevenção e promoção do desenvolvimento infantil
Por Luana Kelly de Faria
A visão é responsável pela maior parte da informação sensorial que o bebê recebe do meio externo. E a avaliação do comportamento visual da criança nesse período é fundamental para diagnóstico precoce e tratamento adequado. A seguir listamos os principais comportamentos visuais e motoras apresentadas no primeiro ano de vida sem histórico de doença ocular ou neurológica.
1 Mês de idade cronológica e 1 mês de idade corrigida
- Interesse breve em olhar para estímulos luminosos, como, por exemplo, uma fonte de luz vinda de uma janela e/ou luminária.
- Figuras e brinquedos com alto contraste (preto/branco; amarelo/preto; vermelho preto) e geometricamente simples despertam o interesse visual do bebê e o motivam a olhar, mesmo que seja brevemente.
- Grande interesse pela face humana e pelos movimentos de olhos, bocas, sobrancelhas. Olhar para a face humana é um dos momentos mais prazerosos e lúdicos para o bebê, além de ser um sinal de saúde ocular.
- Habilidade, ainda inconstante, para realizar o contato de olho, fixar e seguir objetos na trajetória horizontal. Mas ao final do primeiro mês, realiza essas habilidades, mantendo-as por alguns segundos.
- Capacidade para enxergar até uma distância entre 20 a 30 cm. Esta distância é o equivalente a um palmo de mão aberta e/ou a distância entre os olhos do bebê e a face da mãe no momento da amamentação.
- Choro frequente, pois é a forma que o bebê tem para comunicar algo. Como é a sua principal forma de comunicação, o choro não significa apenas desconforto ou mal estar, pode ser também um sinônimo de euforia e/ou excitação.
- Presta atenção aos sons do ambiente, voz materna e aos brinquedos sonoros, mas ainda não localiza, diretamente, a fonte sonora.
- Assusta-se frequentemente com sons altos, reagindo com o piscar dos olhos ou movimentos corporais.
- Faz barulhos e murmúrios (barulhinhos com a língua e boca)
- Movimenta, de forma aleatória e descoordenada, todas as extremidades do corpo, inclusive mãos e dedos, que se abrem e se fecham espontaneamente.
- As mãos estão frequentemente fechadas e quando o cuidador colocar o dedo sobre a palma da mão do bebê, ele fechará a mão e a manterá assim por algum tempo.
- Acalma-se no colo, pois o bebê adora sentir o cheiro da mãe, os batimentos cardíacos, a frequência respiratória e permanecer bem apertadinho. É assim que ele estava na barriga da mãe.
2 Mês de idade cronológica/idade corrigida
- O sorriso começa a aparecer com maior frequência diante do contato de olho e da face humana. Este sorriso chama-se social, pois ocorre diante da interação/relação com o outro. Passa a ser totalmente intencional, não mais reflexo.
- A habilidade em dirigir os olhos para algo atrativo e manter o foco visual (contato de olho, fixação visual), ainda na distância entre 20 a 30 cm, é expressa de forma mais direta e estável. A não realização destas funções pode ser um indicativo importante de alteração visual.
- O seguimento de objetos coloridos e contrastantes na trajetória horizontal é feito de forma mais coordenada e harmoniosa.
- Alguns bebês já conseguem iniciar o acompanhamento visual de objetos atrativos na trajetória vertical.
- Inicia a vocalização de sons de vogais (oohh, aahh, eehh), principalmente quando um adulto se aproxima de sua face e fala com ele.
- A atenção aos sons do ambiente e/ou brinquedos sonoros está bem presente. O bebê já realiza, ainda de forma inconsistente, a busca auditiva lateral (direita e esquerda). Este é um sinal importante de saúde auditiva.
- O bebê ainda pode se assustar (estendendo todas as extremidades do corpo) diante de sons altos e/ou inesperados. Esta resposta, chamada de reflexo de moro, é outro sinal muito importante de audição nos bebês.
- Os membros superiores e inferiores estarão assimétricos, isto quer dizer que o bebê poderá ter um braço fletido e o outro estendido e assim também com as pernas. Este padrão motor é uma característica do final do primeiro mês e segundo mês. Mas, a persistência deste padrão após o quarto mês, cronológico ou corrigido, é um sinal indicativo de alteração neurológica, principalmente quando é constante.
- O bebê se acalma quando ninado, acalentado no colo, ou quando ouve melodias, principalmente diante da voz materna. O não acalmar diante da voz, cheiro e acalento materno deve receber uma atenção especial.
3°/4º meses de idade cronológica e corrigida
- A fixação e os seguimentos visuais estão desenvolvidos e coordenados. Nesse período, os bebês realizam as funções visuais básicas, fundamentais para o desenvolvimento visual. Eles percebem luz e objetos em seu campo visual, buscam e localizam visualmente, mantém a fixação visual no objeto de interesse e seguem os movimentos dos objetos em todas as direções. A falta destas funções é um indicativo importante de alteração visual.
- Uma das maiores características desta fase é a exploração visual de mãos e dedos. O bebê está exercitando e desenvolvendo a coordenação olho-mão, fundamental para aprender a dirigir a mão para o objeto que visualiza. Ele pode permanecer horas olhando o movimento de suas mãos e dedos, além de colocá-las na boca. O fato de colocar a mão na boca e chupar os dedos não significa fome, pois o bebê até os dois anos de vida leva tudo à boca. É assim que ele aprende como são as texturas e os formatos/formas. Exatamente por isso, chamamos o período de 0 a 2 anos de oral.
- O bebê adquire a habilidade de alternar a visão entre mão-objeto-mão, por isso explorará visualmente tudo o que estiver ao alcance de suas mãos, inclusive, começa a pegar os pés, que se movimentam ativamente.
- Exatamente diante da aquisição da coordenação visuomotora (mão-objeto-mão), fará com grande frequência o alcance visualmente guiado, ou seja, pegará tudo o que estiver ao seu alcance (grande interesse por objetos novos e complexos). Agora as mãos estão abertas e aptas a pegarem voluntariamente os objetos. As mãos se manterem fechadas e rígidas é um sinal importante de alteração neurológica.
- O bebê já enxerga em uma distância maior e agora já demonstra interesse em objetos menores e/ou detalhes nos objetos. Isto ocorre, pois a sua visão está muito mais nítida.
- Os objetos coloridos, não somente os com alto padrão de contraste, chamarão muito a sua atenção. Portanto, a falta de interesse de um bebê em olhar, seguir e segurar em suas mãos um objeto/brinquedo atrativo deve ser acompanhada com atenção. Este comportamento pode ser indicativo de alterações visuais, auditivas, cognitivas e/ou neurológicas.
- Os bebês já adquiriram controle de cabeça. Agora a cabeça está firme e quando colocados de barriga para baixo, conseguem elevar e sustentar a cabeça com facilidade para explorar visualmente tudo o que estiver ao seu alcance. A falta de controle cervical pode ser um importante sinal de alteração neurológica e/ou falta de estímulos ambientais.
- Os bebês conseguem se virar sozinhos. A falta de movimentação voluntária e de forma mais coordenada deve ser acompanhada.
- Grande interesse por sons e brinquedos sonoros. O bebê localiza com mais facilidade a fonte sonora dos lados direito e esquerdo. A não localização dos sons deve ser acompanhada.
- Sorri com grande frequência, especialmente, diante do contato de olho/face a face.
- Balbucia e faz muitos gritinhos. Adora ouvir as suas próprias vocalizações.
- Dirige o olhar para a pessoa, a qual emitiu o seu próprio nome.
- Adora o colo, massagens e brincadeiras que movimentem o seu corpo.
5°/6º meses de idade cronológica e/ou
corrigida:
- Grande interesse por brinquedos e objetos de diferentes cores, formas e tamanhos. Ao pegar um objeto, a criança passará de uma mão para outra, sacudirá, chacoalhará, baterá contra o chão, atirará para ver a distância percorrida, ou seja, explorará o mesmo objeto de diversas maneiras.
- Nesta etapa, ela já quer entender o que acontece entre a sua ação e os diversos objetos. Seria a primeira etapa para o entendimento da causalidade. Além se ser uma fase de grande curiosidade. É também de grandes descobertas.
- O bebê adora sorrir para a própria imagem no espelho, sendo este um sinal de adequado desenvolvimento visual, pois para isto é necessário visão de profundidade.
- Criança reconhece os seus familiares, brinquedos favoritos e alimentos à distância. Estes comportamentos são sinais de um adequado desenvolvimento visual.
- Escuta atentamente ao canto e à música e, inicia a busca auditiva para baixo.
- Adquire controle de tronco e por isso algumas crianças já conseguem se sentar sozinhas e sem nenhum apoio.
- Adora brincar com os pés. Agora não somente as mãos permanecerão na boca, como também os pés. A manipulação dos pés inicia-se e é exercitada no final do quarto e início do quinto mês.
- Até o sexto mês, o bebê pode apresentar desvios nos olhos (olhos “vesgos”), pois até aqui não possuem a maturidade muscular necessária para manter os olhos alinhados quando visualizam o objeto em diferentes distâncias. Mas esses desvios não são constantes, ele os apresenta em alguns momentos.
7° 8° e 9° meses de idade cronológica e/ou corrigida:
- A criança já imita e responde a expressões faciais/ gestos sociais e à fala dos pais. Isso quer dizer que “faz caretas”, bate palmas, dá tchau e beijinhos.
- Compreende o “não”, o “até logo” e a rotina das atividades do seu dia a dia (a hora de comer, tomar banho, trocar fralda, brincar, passear). Isto acontece, pois o bebê está adquirindo memória visual e a memória recente/curto prazo.
- Demonstra claramente seus interesses e desejos, por meio de movimentos, expressões faciais ou emissão de sons.
- Utiliza os dedos com melhor coordenação e amplitude dos movimentos. Inicia a pinça fina (união entre o indicador e o polegar), por isso o bebê vai adorar pegar pedacinhos de alimentos com os seus dedos. Este comportamento, além de ser uma expressão de maturidade motora é também um importante sinal de que o desenvolvimento visual está adequado, pois a criança demonstra interesse e agudeza visual para visualizar a distância “coisas” muito pequeninas, como o farelo de pão no chão.
- Utiliza o indicador guiado pela visão para apontar algo de seu interesse.
- Adora jogar os objetos no chão, observar a sua trajetória e o que vai acontecer, já que é um grande experimentador de todas as possibilidades de “ocorrência” com os brinquedos. Gosta muito de brincar de jogar objetos ao chão para que o adulto pegue. É uma situação clara de brincadeira, onde o bebê repete a ação para que a brincadeira continue.
- Adora abrir gavetas e retirar tudo de dentro. Está aprendendo importantes noções espaciais.
- O sentar se aprimora e agora não precisa de nenhum apoio para manter- se nesta posição. A qualidade do sentar diz muito da condição neurológica e ambiental da criança, por isso deve receber uma atenção especial. Quando sentado, ao perder o equilíbrio, rapidamente ajusta a sua postura ou faz apoio com as mãos para não cair.
- Utiliza os braços para fazer trocas posturais e rotações e, alguns bebês já engatinham com muita facilidade.
- Os olhos já possuem maturidade muscular para manterem alinhados quando fixam algum objeto e/ou o acompanham em diferentes distâncias, por isso os desvios oculares podem ser indícios de problemas visuais e devem ser acompanhados por profissionais da saúde.
10° a 12° meses de idade corrigida e/ou cronológica:
- A visão e a audição estão muito desenvolvidas. A criança inicia a discriminação visual de figuras e formas geométricas simples, percebendo semelhanças e diferenças em figuras/imagens familiares. Escuta atentamente ao canto/música, dançando no ritmo e apontando para partes de seu corpo. Localiza a fonte sonora em todas as direções de forma rápida e direta (direita, esquerda, acima e abaixo dos olhos). Sempre responde quando é chamado pelo nome. Todos estes comportamentos são sinais importantes da qualidade visual, auditiva e afetiva.
- Começa a demonstrar interesse em rabiscar.
- Tenta imitar as palavras que ouve e já pode falar palavrinhas com significado.
- A qualidade do engatinhar é máxima.
- Ganho de habilidade motora para ficar em pé e ensaiar os primeiros passos. Segura nos móveis ou nas pessoas para erguer-se. Algumas crianças conseguem dar os primeiros passos com apoio e na lateral e, outras conseguem se aventurar sozinhas e sem apoio. Independente do ritmo apresentado, a base, para manter-se em pé, é bem alargada (pernas bem abertas).
- Adora brinquedos de encaixe simples e já e capaz de encaixar duas peças por imitação.
- Atende a pedidos e solicitações simples, como, por exemplo, entregar um brinquedo em nossa mão.
- A experimentação de todas as possibilidades dos brinquedos e dos objetos domésticos continua. O bebê diante de tanto ganho motor, cognitivo e sensorial se sente o verdadeiro explorador e aventureiro. Passará por debaixo das mesas, cadeiras, enfiará os dedos em diversos buracos, abrirá portas e gavetas, se enfiará em caixas de papelão, arrastará cadeiras, jogará tudo ao seu alcance no chão e terá adoração por tudo o que é novo e diferente. Exatamente por isso, a segurança ambiental é fundamental para a saúde da criança. Produtos de limpeza, remédios, enfeites que possam quebrar, baldes/bacias/piscinas com água, o ambiente da cozinha, tomadas/fios e sacadas têm que receber as corretas medidas de segurança. A criança que sofre um semiafogamento, por exemplo, poderá sofrer sequelas neurológicas sérias, dificultando o seu ritmo de desenvolvimento e aprendizado.
- A criança sempre procurará os cuidadores como fonte de proteção, acalento, conforto, consolo e/ou ajuda. É importante acompanhar a qualidade da relação sócio afetiva entre criança e cuidadores, pois é um sinal importante do desenvolvimento afetivo, cognitivo, social e, indícios de como o ambiente acolhe essa criança.
Referência:
Livro: Prematuridade extrema: Olhares e experiências
Editora: Manole 1º edição 2017
Autoras: Teresa Cristina Brito Ruas
Heloisa Gagheggi Ravanini Gardon Gagliardo
Anexo do capítulo 7: Marcos importantes durante os primeiros anos de vida: um recurso informacional para a prevenção e promoção do desenvolvimento e promoção do desenvolvimento infantil.