Em 1985 já fazia parte da grade curricular do curso de medicina da USP, então chamada “Informática Médica”. Os Estados brasileiros que investiram primeiro nesta área foram Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco.
Em 1994 uma instituição privada já realizava exames de eletrocardiograma via fax. Em 1997 passa a ser chamada na grade da USP de “Telemedicina”, recebendo apoio do CNPQ, com uma bolsa para incentivar estudos nesta área. Finalmente, em 2002, foi criado o Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde.
Em países com significativos avanços tecnológicos, como os EUA, por exemplo, a telemedicina já é presente em muitos hospitais e Centros Médicos.
O especialista que interpreta os exames e fornece os laudos na plataforma de telemedicina fica disponível para consultorias caso o médico do paciente receba o laudo e não se sinta apto a tomar alguma conduta de acordo com o resultado do exame.
O nível de atendimento em telessaúde é muito vasto, indo desde cirurgias robóticas à distância, até atendimento psicológico e psiquiátrico.
Apesar dessas práticas parecerem muito distantes da sua realidade, elas estão mais próximas do que você imagina.
O uso da Telemedicina já é uma realidade na área da saúde! Hoje, ela se torna ainda mais indispensável. Um estudo sobre os desafios da Telemedicina afirma que suas práticas permitem a interação entre diferentes profissionais de saúde, possibilitando o aumento de diagnósticos corretos, com maior qualidade do atendimento e menos custo.
Porém, um receio ainda é muito prevalente no meio médico: é possível manter o atendimento humanizado na tecnologia? O senso comum diz que a tecnologia afasta as pessoas. Logo, muitos profissionais de saúde pensam que a Telemedicina também poderia distanciá-los dos seus pacientes.
Separamos alguns exemplos para explicar como o atendimento humanizado na Telemedicina funciona na prática.
Continuidade no atendimento: a humanização do atendimento não acontece apenas nos momentos físicos. Manter um atendimento fora do consultório também é sinal de um atendimento humanizado, principalmente em situações de isolamento social, ou em casos de pacientes que vivem em localizações mais distantes e com limitações de mobilidade, onde o deslocamento é mais desafiador. Dessa forma, você garante um cuidado médico continuado, mesmo à distância;
Atendimento em tempo real: situações como emergências e dúvidas em relação ao tratamento podem ser solucionadas instantaneamente na Telemedicina. Além de evitar erros, você também traz mais segurança para os pacientes;
Contato mais próximo com os pacientes: normalmente, os profissionais de saúde só conseguem conversar com os pacientes durante a consulta. Na Telemedicina, você pode manter contato com seus pacientes fora do consultório de forma segura, construindo uma relação ainda mais duradoura;
Relacionamento digital personalizado: uma das principais características do atendimento humanizado é a personalização, a entrega de uma experiência única para o paciente. Você conseguirá criar um relacionamento digital totalmente personalizado para os seus pacientes;
Mais assertividade nos diagnósticos: a Telemedicina consegue unir diferentes profissionais de saúde rapidamente. Diferente da maioria dos casos, onde um paciente se consulta com diversos profissionais que não se comunicam, através de práticas como a Teleconsulta, esses especialistas podem se unir para entregarem um tratamento completo e integrado para o paciente.
Com tantos recursos e por todas estas razões, a Telemedicina auxilia cada vez mais a área da Saúde