Estamos acostumados a entender o bebê como um ser de atuação num perímetro limitado, mas a criança é motivada pela necessidade e desejo de conhecimento. Então, a atuação do bebê no ambiente é ampliada com a percepção visual de objetos, que estão além da distância das suas mãos, experimentando movimentações do corpo que o auxiliam na exploração do ambiente e do próprio corpo.
As aquisições ou etapas motoras são importantes no desenvolvimento infantil, mas também é importante o processo da conquista dessas aquisições que envolve o bom conhecimento da capacidade do próprio corpo e como este se relaciona com o ambiente. Como o domínio do movimento livre e do ambiente a criança conquista sua autonomia.
A estimulação visual não deve se limitar ao mundo de perto do bebê e, por isso, o SENSO cria um ambiente que possibilita essas descobertas e explorações que são de extrema importância no desenvolvimento de qualquer criança. A criança com deficiência visual precisa dominar o próprio corpo e, assim, conquistar o ambiente e explorá-lo de forma eficiente e segura.
Autora: Fisioterapeuta Cristiane Martins- CREFITO 3-126752-F
Doutora em Ciências pelo programa de Neurociência e Comportamento da Universidade de São Paulo (IP-USP),
Especialista em Visão Subnormal pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)