Resumo - Dados atualizados sobre Baixa Visão e Cegueira no Brasil e no Mundo
As estimativas com base na população mundial em 1990 indicaram que havia 38 milhões de pessoas cegas e quase 110 milhões com baixa visão. Esta estimativa foi revista em 1996 (45 milhões de cegos e 135 milhões de pessoas com baixa visão) e para a população projetada para 2020 (76 milhões de cegos). As projeções também indicavam que a extensão global da deficiência visual poderia dobrar no período 1990-2020. Em 1990, foram estimadas 0,08% de cegos entre as crianças, e 4,5% entre pessoas acima de 60 anos (prevalência geral global de 0,7%). Na época, foi também estimado que pelo menos 7 milhões de pessoas ficariam cegas a cada ano e que o número de pessoas cegas em todo o mundo aumentaria entre um e dois milhões por ano.
Segundo a OMS, 80% dos casos de cegueira no Brasil poderiam ser evitados com medidas preventivas, como vacinação de mulheres adultas para evitar doenças infecciosas no bebê (rubéola congênita,sarampo, toxoplasmose) , prevenção de acidentes com objetos pontiagudos e produtos químicos, automedicação, exame oftalmológico no recém nascido, acompanhamento de doenças metabólicas pré existentes (diabetes mellitus, hipertensão arterial).
Principais fatores de risco para deficiência visual devido a doenças oculares
Idade
A deficiência visual é desigualmente distribuída entre os grupos etários. Mais de 82% de todas as pessoas cegas têm 50 anos de idade ou mais. Pessoas nessa faixa etária representam 19% da população mundial. Embora a prevalência de cegueira entre as crianças seja cerca de 10 vezes menor do que entre os adultos, a cegueira infantil continua a ser uma alta prioridade por causa do número de anos a serem vividos na cegueira. Cerca de metade dos estimados 1,4 milhões de casos de cegueira em crianças com menos 15 anos de idade poderia ter sido evitado.
Sexo
Estudos indicam consistentemente que as mulheres em todas as regiões do mundo e de todas as idades têm um risco significantemente maior de deficiência visual do que os homens, principalmente por causa de sua expectativa de vida maior e, nas sociedades mais pobres, por causa de sua falta de acesso aos serviços.
Condições socioeconômicas
Mais de 90% das pessoas com deficiência visual no mundo vivem em países pobres ou em desenvolvimento.
Outros fatores de risco incluem o uso do tabaco, a exposição à radiação ultravioleta, a deficiência de vitamina A e distúrbios metabólicos, como o diabetes mellitus.
Informações gerais
- 90% dos casos de cegueira ocorrem nas áreas pobres do mundo;
- 60% das cegueiras são evitáveis;
- 40% das cegueiras têm conotação genética (são hereditárias);
- 25% das cegueiras têm causa infecciosa;
- mais de 20% das cegueiras já instaladas são recuperáveis.
Causas da deficiência visual global (Todas as idades – cegueira e visão subnormal)
- Erros refrativos
- Catarata
- Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)
- Glaucoma
- Opacidade da Córnea
- Retinopatia Diabética
- Tracoma
Como nas estimativas anteriores, a catarata continua a ser a principal causa de cegueira reversível, e o erro refrativo não corrigido é a principal causa de baixa visão.
Como causas de cegueira irreversível temos o Glaucoma em primeiro lugar, seguido pela DMRI.
A DMRI é a principal causa de baixa visão irreversível em indivíduos com mais de 50 anos, seguida pelo Glaucoma e Opacidades corneanas.
O número de pessoas com baixa visão irá aumentar como resultado do envelhecimento da população mundial, pois problemas relacionados com a idade, como degeneração macular, glaucoma e retinopatia diabética, são causas cada vez mais importantes da baixa visão.
Na infância
Muitas morrem na infância por causa do problema que levou à cegueira (sarampo, meningite, rubéola, doenças genéticas, lesões neurológicas ou prematuridade). A maioria das crianças cegas nascem cegas ou ficam cegas em seu primeiro ano de vida. Devido a diferenças demográficas, o número de crianças que são cegas varia de cerca de 600 por 10 milhões de habitantes em países desenvolvidos para cerca de 6.000 por 10 milhões de habitantes em países muito pobres.
As causas de cegueira na infância variam, mas as principais causas evitáveis são:
- Cicatrizes corneanas (notadamente na África e nos países mais pobres da Ásia);
- Catarata (independente das condições econômicas);
- Glaucoma (independente das condições econômicas);
- Retinopatia da prematuridade (em países de renda alta e média e em algumas cidades na Ásia);
- Erros de refração (em todo o mundo, mas especialmente no Sudeste da Ásia);
- Baixa visão, que engloba a deficiência visual e cegueira por causas intratáveis, em todas as regiões do mundo.
Principais causas de cegueira infantil por etiologia
Hereditária: distrofia retiniana, catarata, aniridia, albinismo
Infância: deficiência de vitamina A, sarampo, meningite, trauma
Perinatal: retinopatia da prematuridade, oftalmia neonatal, alteração cortical
Intrauterina: rubéola, álcool, toxoplasmose
Desconhecida: anomalias, início desconhecido
De modo geral, mais da metade das crianças cegas do mundo são cegas devido a causas evitáveis (15% tratáveis e 28% preveníveis). Nos países em desenvolvimento, a proporção de cegueira por causas evitáveis é maior que nos países desenvolvidos.
*As Condições de Saúde Ocular no Brasil 2019 - Conselho Brasileiro de Oftalmologia 1 edição
por Patricia Mucedola – ortoptista formada pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP. Foi colaboradora no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Associação de assistência à criança Deficiente –AACD e Visão Subnormal da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Atualmente é ortoptista terapeuta em Baixa Visão, na Fundação Dorina Nowill para Cegos.