Como o bebê enxerga? Como é o desenvolvimento da visão no prematuro? Quais são os riscos da prematuridade para a visão?
Apesar de ter o olho completamente formado, o recém nascido apresenta uma capacidade visual limitada e bastante diferente do adulto. A visão do bebê inicia seu desenvolvimento ao nascimento e ao final do primeiro ano de vida a já alcança uma visão bem próxima do normal.Apesar de ter o olho completamente formado, o recém nascido apresenta uma capacidade visual limitada e bastante diferente do adulto. A visão do bebê inicia seu desenvolvimento ao nascimento e ao final do primeiro ano de vida a já alcança uma visão bem próxima do normal.
No momento de seu nascimento, no entanto, o bebe prematuro apresenta uma formação incompleta do olho e demais órgãos. No olho do prematuro, as células da retina ainda não estão prontas para perceber o estímulo visual, os vasos sanguíneos ainda estão incompletos e a retina sofre com falta de oxigenação e nutrição adequados proporcionando o aparecimento da retinopatia da prematuridade ( leia mais sobre a doença no artigo relacionado).
O prematuro necessita, portanto de atenção especial e intensiva de toda equipe médica sendo fundamental que o primeiro exame oftalmológico seja realizado ainda na maternidade e por oftalmologista especializado.
Após a alta da maternidade a necessidade do seguimento oftalmológico permanece, uma vez que além da retinopatia da prematuridade, outras doenças oculares são mais comuns em bebês prematuros , como estrabismo (desvio ocular) e erros refrativos ( miopia). Se não tratadas no momento e de maneira adequada, essas doenças levam à deficiência visual irreversivel na criança.
A Organização mundial de saúde estima que no Brasil existem 33mil crianças cegas por doenças que poderiam ter sido prevenidas e pelo menos 100 mil crianças deficientes visuais.
A sociedade brasileira de oftalmopediatria recomenda que toda criança deve ser avaliada por oftalmologista a cada 6 meses nos 2 primeiros anos de vida e após, anualmente. No caso dos prematuros, o primeiro exame é realizado ainda na maternidade e as avaliações posteriores podem ser mais freqüentes segundo a orientação do oftalmologista especializado que adequará o seguimento de acordo com cada caso.