Há inúmeras doenças oculares e sistêmicas que afetam o aparelho visual e por isso suas manifestações são muito diversas!Há inúmeras doenças oculares e sistêmicas que afetam o aparelho visual e por isso suas manifestações são muito diversas!
Devido a essas particularidades, tanto para a pessoa com a deficiência visual, como para as demais, torna se difícil compreender as limitações por ela causada.
Alguns conceitos básicos como acuidade visual, campo visual, visão de contraste e fotofobia são utilizados para descrever as alterações no funcionamento da visão.
Para facilitar esse entendimento, o Senso apresentará alguns exemplos de doenças oculares que podem levar a comprometimento visual irreversível e acentuado, caracterizando Baixa Visão ou Visão Subnormal
Nas imagens abaixo, percebemos que a acuidade visual, campo visual, visão de contrastes e cores estão preservados.
E como seriam estas imagens vistas por olhos com:
Glaucoma
Nas mesmas situações, percebemos diminuição do campo visual periférico, ou seja, da visão lateral. Essa perda é lenta, progressiva e irreversível! Nas mesmas situações, percebemos diminuição do campo visual periférico, ou seja, da visão lateral. Essa perda é lenta, progressiva e irreversível!
A pessoa passa a enxergar apenas no centro, como por um tubo e pode chegar a cegueira se não houver tratamento adequado.
Esse tipo de restrição de campo visual, compromete muito a mobilidade, uma vez que a pessoa perde a habilidade de perceber obstáculos ao seu redor, enxergando apenas em frente.
Retinopatia diabética
Pode causar perda total ou parcial da visão em curto período de tempo devido a hemorragias na retina.
O tratamento de fotocoagulação (laser) deixa marcas na retina, na forma de cicatrizes que deterioram a visão neste local, onde será notada uma mancha escura.
De acordo com a severidade da doença, poderá haver cicatrizes em toda a extensão da retina , causando grande dificuldade visual, tanto para percepção de detalhes, como para o todo.
Atrofia Óptica
Há diversas formas desde congênitas até adquiridas.
A perda visual pode ser bem acentuada, há perda de sensibilidade de contraste e do campo visual central.
A inabilidade de perceber baixos contrastes prejudica trabalhos em tela de computador quando há muita informação de cores e baixa resolução de figura/ fundo.
Degeneração Macular Degeneração Relacionada a idade
Como o nome já diz é mais comum na idade avançada e compromete a visão central, devido o surgimento de área atrófica na mácula ou edemas na região macular ( principal área da visão)
Atividades como leitura e reconhecimento de faces , ficam prejudicadas.
Nós do Senso acreditamos que a informação é a melhor ferramenta para vencer o preconceito e viabilizar os processos de reabilitação e inclusão social!
Por Patricia Mucedola – ortoptista formada pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP, especialista em teste ortóptico, treinamento com auxílios ópticos. Foi colaboradora no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Associação de assistência a criança Deficiente –AACD e Visão Subnormal da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.