Ambliopia é um termo técnico utilizado para designar “olho preguiçoso”. Tem uma prevalência de 2 a 4 % da população em geral, podendo ser tratada e revertida numa fase determinada do desenvolvimento. Seu tratamento é baseado na estimulação do olho afetado por meio da oclusão do olho de melhor visão.
Um estudo multicêntrico e prospectivo realizado em 107 crianças de 3 a 7 anos de idade comparou a eficácia do tratamento para ambliopia moderada (20/40 a 20/100) usando oclusão 2h/dia no olho bom aderida à pele ou na lente dos óculos.
Após 17 semanas, a média da acuidade visual medida com a tabela de Snellen melhorou 3,2 linhas no grupo que usou oclusão aderida à pele e 2,7 linhas no grupo que usou oclusão aderida na lente dos óculos, demonstrando que não houve diferença estatisticamente significante entre as duas condutas (p=0,345).
Concluíndo que a oclusão aderida na lente dos óculos é uma opção útil para o tratamento da ambliopia quando os pacientes sofrem efeitos adversos usando a oclusão aderida à pele.
Retirado do artigo:
“Comparison between over-glasses patching and adhesive patching for children with moderate amblyopia a prospective randomized clinical trial”
Graefe’s Archive for Clinical and Experimental Ophthalmology 2/2018 – Jung JH et al
Autora: Ortoptista Valéria Ferrari - CBOrt 0682/235
Especialista em pacientes com múltiplas deficiências
Mestre em Ciências Aplicadas à Pediatria